Notícias
 

11/6: Seminário sobre Economia Criativa no Senac

O Senac São Paulo promove discussão sobre Economia CriativaO intuito é trazer experiências inovadoras e mostrar porque a economia criativa tem a ver com o futuro profissional das pessoas e com o futuro do planetaCom a curadoria da Enthusiasmo Cultural, o Senac São Paulo promove no próximo dia 11 de junho o Seminário Economia Criativa: Futuro e Oportunidades. O intuito é trazer experiências inovadoras e mostrar porque a economia criativa tem a ver com o futuro profissional das pessoas e com o futuro do planeta.

Durante a realização, profissionais conceituados vão apresentar oportunidades de futuro representadas pela Economia Criativa, considerada a grande estratégia de desenvolvimento para o século XXI, uma vez que lida com recursos abundantes no Brasil e que se renovam e multiplicam com o uso da criatividade e da cultura. Campos estratégicos serão abordados, como desenvolvimento local, design, sustentabilidade, cooperação internacional, artes, novas tecnologias, entre outros.

A idéia é mostrar a profissionais e estudantes de áreas que pertencem à Economia Criativa, o potencial que ela oferece e que muitos desconhecem. Arquitetura, publicidade, audiovisual, moda, artes plásticas, cênicas e cinéticas, música, corpo, gastronomia, turismo, bem-estar, gestão pública, produção cultural, jornalismo, comunicação – a lista dos setores que tem interface e, portanto, oportunidades na Economia Criativa, é vasta.

O público-alvo do evento são artistas, cooperativas de arte e artesanato, produtores culturais, entidades que trabalham com a cultura e que nunca viram ou tiveram a oportunidade de ver a cultura como ambiente para a geração de negócios, bem como micros e pequenos empreendedores, alunos e ex-alunos da instituição.

O Seminário Economia Criativa: Futuro e Oportunidades acontece no Auditório do Senac Consolação, das 9 às 18 horas. Para se inscrever ou obter mais informações, o interessado deve entrar em contato pelo telefone (11) 3475-2200 ou pelo e-mail lapascipiao@sp.senac.br.

A atuação da Enthusiasmo Cultural, dirigida por Lala Deheinzelin, é norteada pela produção artística, com profundo conhecimento dos setores público e privado, o que a torna especialista em linguagens artísticas aplicadas ao universo empresarial e cultural como estratégia de desenvolvimento. Nos últimos anos, a empresa tem atendido governos, ONGs e agências de desenvolvimento nacionais e internacionais, na busca de estratégias que permitam a tão necessária, quanto dificilmente alcançada, transversalidade entre setores. Confira a programação:

PROGRAMAÇÃO

Palestra: “Economia Criativa e Futuro”, das 9 às 11 horas
A Economia Criativa num contexto ligado à sustentabilidade, inovação e oportunidades de futuro; como elas se relacionam com as várias áreas de atuação.
Palestrante: Lala Deheinzelin, coordenadora do Seminário, é especialista internacional no assunto e uma das pioneiras no tema. Proprietária da Enthusiasmo Cultural, assessora da Unidade de Economia Criativa da Special Unit on South-South Cooperation / UNDP / ONU.

Debates, das 11h30 às 13 horas

Oportunidades no Design e Sustentabilidade
As oportunidades de futuro que o design oferece e sua relação com sustentabilidade e o “re-desenho” do mundo. Pontos fortes e fracos do Brasil.
Com Maria Helena Estrada, jornalista, fundadora e editora da Revista Arc Design, que deu novo significado e abrangência ao design brasileiro no mundo.

Oportunidades na Tradição
As oportunidades que resultam da união entre tradição artesanal, design de qualidade e modelos cooperativos de gestão.
Com Helena Sampaio, antropóloga e doutora em ciências políticas, é fundadora e coordenadora executiva do Artesanato Solidário / ArteSol, organização referência na inclusão social e produtiva através do artesanato.

Debates, das 14h30 às 16 horas

Oportunidades na Cooperação Internacional
As oportunidades da economia criativa em relação à cooperação internacional, num gama que vai das belas artes à ações que colaboram na luta contra a pobreza.
Com Ana Tomé, jornalista e gestora cultural, dirigiu os Centros Culturais da Agência Espanhola de Cooperação Internacional em Santo Domingo, Cuba, e atualmente está implantando o do Brasil.

Oportunidades para o Criador
Através da música vemos exemplos preciosos sobre as oportunidades que resultam quando se inova em linguagem, estrutura, função e espaço de trabalho do artista.
Com Benjamin Taubkin, instrumentista, compositor, arranjador e produtor que sempre atuou em gestão cultura e desenvolvimento de projetos especiais de música em âmbito internacional. Dirige o selo Núcleo Contemporâneo.

Debates, das 16h30 às 18 horas

Oportunidades e Tecnologia
Open Business: os cases que mostram as oportunidades realmente inovadoras originadas através do uso das novas tecnologias na música, moda, cinema no Brasil e outros países.
Com Oona Castro, líder do projeto Open Business Models – Latin America, coordenado pelo Centro de Tecnologia e Sociedade (CTS) da FGV Direito Rio, e coordenadora executiva do Instituto Overmundo.

Oportunidades e Comunicação Digital
As tendências de futuro apontam para um novo universo de atuação profissional e multidisciplinar a partir das tecnologias digitais e colaborativas e da atuação em rede.
Com Sérgio Xavier, jornalista que está na vanguarda da comunicação digital. Foi fundador do Partido Verde, ex-secretário do Ministério do Meio Ambiente e Ministério da Cultura. Criou o Instituto Intercidadania, o iTeia – Rede Colaborativa de Cultura e Cidadania – www.iteia.org.br e o Portal de informação livre AchaNotícias – www.achanoticias.com.br .

SERVIÇO
Evento: Seminário Economia Criativa: Futuro e Oportunidades

Quando: 11 de junho de 2008, das 9 às 18 horas
Onde: Auditório do Senac Consolação
Rua Doutor Vila Nova, 228, Térreo
São Paulo – SP
Quanto: gratuito
Informações: Senac Lapa Scipião – telefone (11) 3475-2200 ou pelo e-mail lapascipiao@sp.senac.br.

<Voltar