Tempo de leitura: 2 minuto(s)

Quando uma dupla de palhaços troca de hospital – o que acontece todo início de ano – é preciso um reconhecimento do local. Aos pouquinhos, a intimidade com os profissionais do hospital vai crescendo e já vamos tendo pistas de quem somos, quem trabalha onde, quem é mais soltinho, quem é mais sério e por aí vai.

Mais ou menos como fazem os cachorros para se reconhecerem. Não fica aquele “cheira-cheira”? Pois é, nós cheiramos vocês, vocês cheiram a gente e olha que curioso: entre nós, o trio de besteirologistas, também estamos nesse processo de re – conhecimento.

E é sobre isso que eu gostaria de falar esse mês.

Quero compartilhar um pouco do lado de cá, de como foi nossa história para chegar até aqui. Por que nos Doutores da Alegria, a cada novo ano, tudo muda! Os palhaços trocam de duplas, trocam de hospital. E por mais que todos nos conheçamos, cada rearranjo desses nos coloca em situações completamente diferentes! Descobrimos coisas incríveis sobre nossos parceiros, passamos horas juntos que nunca havíamos passado antes, dividimos intimidades.

Dra. Guadalupe

Pois então vamos lá, do começo: 

A Dra. Manela nasceu em São Paulo, capital, e está nos Doutores da Alegria desde 1997. Fazendo as contas, já se vão 16 anos suando o jaleco!

O Dr. D. Pendy nasceu em Santos, litoral de São Paulo, e trabalha como besteirologista desde 2004. Calculando, ele tem 9 anos de casa!

Eu, Dra. Guadalupe, nasci em Belo Horizonte, Minas Gerais, onde iniciei meu trabalho em 2008, portanto, estou no meu quinto ano na organização.

Olha que interessante! Somos praticamente de três gerações diferentes na história dos Doutores da Alegria, viemos de cantos distintos desse país, nos conhecemos há alguns anos e nunca havíamos trabalhado juntos! Tudo isso é uma grande novidade nas nossas vidas!

No dia 12 de março nos encontramos pela primeira vez neste hospital e começamos o trabalho. Isso tudo para dizer que quando vocês virem esse trio passando pelos corredores do hospital, saibam que estão diante de um bebê que acabou que nascer, mas que já vem cheio de história!

Enquanto a história de cada dos nossos parceiros nos é revelada em cada nota tocada no acordeom, no violino, nos objetos tirados dos bolsos, nos exames realizados; a história desse trio vai se construindo assim. Dia a dia, pouco a pouco, narigada a narigada.

E vejam só, queridos amigos, a história desse trio vai se construindo COM vocês! Necessariamente, satisfatoriamente, diariamente. Não se surpreendam, pois, se eu disser agora que é a NOSSA história que acaba de nascer!

Dra. Guadalupe (Tereza Gontijo)
Dra. Manela (Paola Musatti)
Dr. D. Pendy (Dagoberto Feliz)
Março de 2012
Instituto de Tratamento do Câncer Infantil (ITACI)