Em julho completamos 120 apresentações do Plateias Hospitalares, o projeto dos Doutores da Alegria que encara o hospital como um espaço de vida e, portanto, de arte.

Com início em 2009 por meio de um projeto piloto, hoje já são 17 mil pessoas impactadas pelas apresentações em oito hospitais estaduais do Rio de Janeiro. Nosso objetivo é trabalhar para que cada vez mais o ambiente hospitalar seja um espaço não somente de cuidado, mas de promoção da saúde.

2009: projeto piloto

Os Doutores trabalham na elaboração de uma programação cultural especial para os hospitais, com atividades voltadas a pacientes adultos e idosos, além das crianças e comunidades do entorno do hospital. Além de fazer a curadoria, os Doutores também orientam os grupos selecionados pelo edital para as apresentações, que incluem linguagens artísticas diversas como teatro, dança, música, circo, entre outras.

Intervenção em hospitais-colônia

 

É o início definitivo da mobilização de artistas  em prol da cultura no hospital. Para ilustrar o que acontece por lá, selecionamos algumas fotos que foram tiradas pela própria equipe do Plateias, ali, no momento da intervenção. São imagens emocionantes de um projeto que nos dá muito orgulho. Veja as fotos aqui.

Orquestra Voadora