. Não é só uma fantasia – Doutores da Alegria

Para melhor visualização do site, utilizar navegador Google Chrome.

Blog

Não é só uma fantasia

20 de janeiro de 2014
Tempo de leitura: 1 minutos

Doutores da Alegria

Comentario 8
Compartilhar 0

Existe uma demanda muito grande por orientação e formação. São dezenas de e-mails diários, ligações, mensagens no Facebook, visitas à nossa sede. 

Grande parte daqueles que se aventuram a usar a máscara do palhaço não sabem como se vestir, maquiar e o que fazer quando chegam ao hospital. Normalmente fazem distribuição de balas, bexigas, revistas infantis e bolhas de sabão.

O palhaço, nesse contexto, vira uma “fantasia”, e não um estado de espírito, uma personagem.

Achamos in-crí-vel que as pessoas entendam que é preciso, sim, o mínimo de entendimento da arte do palhaço para se arriscar em um lugar como o hospital. 

Tentando atender a estes pedidos-quase-súplicas criamos em 2007 o programa Palhaços em Rede. Funciona assim: Doutores da Alegria promove encontros e oficinas que disseminam o conhecimento que obtivemos em 22 anos à frente deste trabalho. Também há um fórum on-line para o encontro dos grupos e um espaço no site em que é possível encontrar grupos em todas as regiões do Brasil.

É desta forma que ampliamos o nosso trabalho na horizontal, sem precisar ter uma franquia dos Doutores da Alegria em cada Estado.

O programa também estimula os grupos a terem sua própria identidade e seu meio de obter recursos. Segundo Raul Figueiredo, tutor do programa, é uma forma de contribuirmos na formação de uma nova cultura, de um novo profissional de saúde, inspirado na figura humanizada do palhaço, com seus erros e defeitos. “Afinal de contas, como diz o ditado: ERRAR É HUMANO Mas no hospital ERRAR é sinônimo de incompetência… Daí que esse paradoxo fica interessante e cria um bom jogo entre o palhaço e o médico, o que resulta na sátira feita pelos besteirologistas.”, conta ele.

Tem coisa mais “errada” que um palhaço se achar médico e se especializar em Besteirologia?

A cada dois anos acontece um grande encontro nacional de palhaços em atuam em hospitais. Outras informações sobre encontros e oficinas do Palhaços em Rede podem ser obtidas pelo e-mail rede@doutoresdaalegria.org.br. Toda a receita obtida com a formação é destinada à manutenção das atividades da organização. Saiba mais.

0
0
votes
Article Rating


Categorias


Lá do arquivo

Receber notificação
Notificação de
guest
8 Comentários
Mais antigos
Mais recentes Mais votados
Inline Feedbacks
View all comments
Sheila
Sheila
10 a

Meu sonho é ser doutor da alegria. Mas nao sabia que precisa ser profissional da área da saúde.

Juciane
Juciane
10 a

Boa tarde ,
Participo de grupo de jovens e este iremos começar a fazer este projeto doutores da alegria …

Mauricio Moraes
Mauricio Moraes
10 a

Bom dia amigos, participei de dois encontros dos Palhaços em Rede e foi muito bom para meu grupo em Guarulhos, podemos dizer que foi um divisor de aguas, muito rico….

Danielli
Danielli
10 a

Boa tarde,
Admiro muito o trabalho de vocês e sempre me perguntei o que fazer para ser uma doutora da alegria. Lendo esta e outras matérias percebo que necessitamos de formação, nada mais justo! Bom, queria parabenizar esse trabalho lindo e importante que realizam, que modifica e melhora o dia de quem precisa muito de força e claro, de alegria. Quem sabe, em um futuro próximo eu possa estar entre vocês espalhando o bem. Mais uma vez, parabéns pelo trabalho e muita alegria para todos. 🙂

Luciana Uyeda
Luciana Uyeda
10 a

Sou grata por fazer parte dos Palhaços em Rede,obrigada Drs da Alegria,saber mais é essencial,saber o que e como fazer é nossa obrigação,ser comediante,ser palhaço e ser besteirologista requer humildade,dedicação e aperfeiçoamento,sempre!
É comum milhares procurarem os cursos,todos acham que é apenas colocar o nariz vermelho,ah não é mesmo,por isso é tão importante que coordenadores,professores,ongs,grupos se dediquem e se empenhem em mostrar o que nosso mestre Well diz¨O engraçado é que é sério!¨ e mostrarmos que é fundamental o aprendizado.Pôxa,e as pessoas nem imaginam como os bons palhaços de hospital estudam se dedicam para isso!Ufa!

Existem 8 Comentários.