Tempo de leitura: 3 minuto(s)

Eu, Dr. Pinheiro, vou contar um pouco do meu dia-a-dia nesse primeiro semestre, com minha parceira Emily no Hospital Nossa Senhora de Lourdes, ou para os íntimos, o “Nossinha”. Meu segundo lar, já que fugi da escola.

Na segunda-feira, a semana começa para muitos, para nós besteirologistas a semana ainda não terminou, nos finais de semana fazemos plantão em outros corredores, grandes salas com cadeiras e público (denominadas de ”teatros”), em praças e escolas. É… a vida de artista não pára, e, pelo que ando percebendo, a da equipe hospitalar também não. Aliás, no mês passado, numa visita noturna que fizemos, descobrimos que, mesmo com o silêncio noturno, o pronto-socorro não fecha para dormir! Estava pensando em dar a dica para instalar um “24 horas” junto à escrita ficando assim: “PRONTO SOCORRO 24 horas”

No nosso dia-a-dia tudo começa pelo túnel, nossa travessia subterrânea de um prédio para o outro: pode ser útil para aquecer a viola e girar a cartola.

UTI: por lá já fizemos grandes amizades com a equipe e as famílias. Nesse mês, nossa pequeninha queridinha mesticinha foi para casa! Vai contar com a ajuda dos pais e de um quarto equipado. Ju, sua mãe, deixou muitos origamis espalhados pelo hospital, formou algumas novas produtoras de origami na equipe e nas mães vizinhas. E ainda ganhamos alguns de presente e de lembrança.

Neo Natal: que nome bom, que lugar com tantos bonitinhos, os bebês ainda não falam, já tentamos de tudo, já falamos em várias línguas e nada. Eles crescem rápido, vão mudando de cor, deixando o vermelhinho estilo lagostinha de lado e criando força para o mundo.

Tuca: fica lá no fundo do mar, no andar “menos 3″, talvez tenha esse nome pela referência com os tubarões e a profundidade, peixes, corais e algas que estão por todos os lados e vitrôs. Algumas crianças voltam da cirurgia com o efeito-anestesia em alta, acordam e dão de cara com dois peixes palhaços. Conversar de baixo d”água é normal junto às bolhas de sabão, tudo fica muito divertido!

Descanso médico da Tuca: que lanchinho bom, que capricho, quantas conversas com os cirurgiões, anestesistas e auxiliares! Lá, além de ver uma TV e bater um papo, ficamos um pouco mais por dentro do sistema hospitalar. Outro dia trabalhamos a polêmica dos genéricos.

O Elevador, melhor “OS”: são vários elevadores, são incríveis, que máquina! Um deles tem nossa amiga que pilota, simpatia em pessoa, nos ajuda a não bater de cara nas portas. Cada dia a porta abre para um lado, cada andar se usa uma porta, usa para entrar e outra para sair, tudo muito confuso, parece que estamos no metrô.

Terceiro andar: lá tem uma bela brinquedoteca divertidíssima, tem dias que atendemos todos os quartos e depois vamos lá atender os que estão por lá, tem criança que exige um atendimento VIP no seu quarto. Saímos seguindo os pequenos até seu quarto e a consulta se inicia.

Segundo andar: ele é igual ao terceiro, só que fica um andar para baixo e um para cima do primeiro, a brinquedoteca de lá não tem brinquedos, acho que aquele espaço nem se chama brinquedoteca, é só uma sala.

É comum ver uma criança dirigindo um pequeno veiculo com sua mãe perdida procurando pela brinquedoteca, os GPS ainda não funcionam dentro dos hospitais, ai nós entramos em ação!

No primeiro andar já tem muita diferença dos outros: não pelos números e sim pelas portas. Todas as portas não têm vidros, então não sabemos quem esta lá dentro ou até se tem gente lá dentro. É normal nossa pegadinha entre palhaços onde num quarto vazio, um entra em silêncio, nas pontas dos pés para não acordar a criança que não está lá e o outro cai seguindo com todo cuidado. Está difícil de pegar a Emily nessa, mas outro dia fomos pegos por uma enfermeira na nossa própria piada, foi ótimo, esquecemos de pedir para ela mandar o currículo para a sede dos Doutores!

O Térreo: 100% quase sempre o térreo esta funcionando, mas pode não estar. O térreo só funciona quando os andares estão lotados. Lá é muito legal, além dos quartos tem uma praça com um playground de brinde.

O Pronto Socorro é incrível. Eles têm uma velocidade e um kit completo de atendimento, tem de tudo lá, Raio-X é o que não falta. E ai encerramos o dia e seguimos para nossa vida a fora.

Túnel = Cano gigante por baixo da terra onde passam pessoas.

UTI = Unidade de Terapia Intensiva.

Neo Natal = Encontro de jovens bebês.

Tuca = Espaço onde as crianças com seus pais passam algumas horas pré e pós uma cirurgia.

Elevador = Sobe e desce com portas confusas estilo metrô.

3º andar = É um andar cheio de quartos com uma brinquedoteca incrível no meio.

Brinquedoteca =  Casa dos brinquedos = Humanização.

2º andar = Fica abaixo do terceiro.

1º andar = Saindo do térreo, dá para ir pela escada.

Térreo = Fica no nível da rua, acima do nível do mar.

Pronto Socorro 24hs – Atendimento 24hs, nunca fecha.

Continuem acompanhando as noticias, qualquer dúvida ou ideia, mandem um pombo correio para o terceiro andar, segundas e quartas, perto das 11 horas.

Saudações Besteirológicas!!!

Dr. Pinheiro (plantão em pessoa)