. Pokemon Go nos hospitais – ou como o virtual constrói novas relações – Doutores da Alegria

Para melhor visualização do site, utilizar navegador Google Chrome.

Blog

Pokemon Go nos hospitais – ou como o virtual constrói novas relações

9 de agosto de 2016
Tempo de leitura: 1 minutos

Doutores da Alegria

Comentario 4
Compartilhar 0

Muitos tratamentos exigem que a criança hospitalizada faça caminhadas pelos corredores para se recuperar. Levantar da cama, esforçar-se para mexer o corpo, encontrar outras pessoas e respirar novos ares pode contribuir para deixar o hospital mais rápido.

O jogo para celular Pokemon Go, que recentemente chegou ao Brasil, vem incentivando crianças de hospitais mundo afora a deixarem seus leitos em busca de uma boa aventura. Profissionais de saúde e familiares dos pequenos também entram na brincadeira, caçando os bichinhos e tornando o hospital um lugar um pouco menos frio.

2(fotos: UMHealthSystem)

7

Com base na realidade virtual, o jogador precisa andar e mover seu celular para caçar os bichinhos. “As crianças estão explorando um lugar que, há cinco minutos, talvez elas tivessem medo. Agora elas querem ver cada canto do hospital e aprender sobre ele”, conta J.J Bouchard, profissional da administração do C.S. Mott Children’s Hospital, nos Estados Unidos.

Além do benefício da caminhada, o jogo tem promovido encontros. Segundo o jornal Huffington Post, o pequeno Ralphie, de seis anos, tem transtorno do espectro autista e sente dificuldade em situações sociais. Mas jogar Pokemon Go ajudou-o a conhecer crianças de sua idade pelos corredores.

578e65c31900001e028a707a

578e66511900001e028a707f

Aqui no Brasil, as crianças hospitalizadas vêm fazendo uso do celular há muitos anos para se distrair dos longos momentos de internação. Os palhaços, que traduzem o mundo a partir de uma linguagem própria, entram no jogo, criando uma relação que transita entre o virtual e o real com cada criança. Pokemon Go certamente trará uma nova experiência para as intervenções artísticas.

Até quando o jogo será interessante a ponto de manter os pequenos caminhando não sabemos. E que outras inovações baseadas na realidade virtual surgirão… Também não. O fato é que o mundo virtual não tem fronteiras e pode desassossegar relações humanas, alterando a rotina de locais bastante intocáveis como os hospitais.

O que nos resta é continuar apostando na força dos encontros que dão um empurrãozinho para a recuperação da saúde.

0
0
votes
Article Rating


Categorias


Lá do arquivo

Doutores da Alegria


Postado em:

Tags

caminhada, intervenção, jogo, linguagem, Pokemon Go, realidade virtual, saúde

Receber notificação
Notificação de
guest
4 Comentários
Mais antigos
Mais recentes Mais votados
Inline Feedbacks
View all comments
trackback
Pokemon Go nos hospitais vem incentivando crianças internadas a caminharem | Em Ribeirão - Tudo em um só lugar
7 a

[…] fonte Doutores da alegria […]

Bruna Francine
Bruna Francine
7 a

Que lindo saber que o estímulo vem de um jogo que tem causado tanta polêmica. Acredito que não é um jogo ou uma rede social que afasta as pessoas, deixa-as fechadas e sem prestar atenção nas coisas, mas a forma como é utilizada. Como qualquer coisa, não importa o que é exatamente, mas a forma como usamos. Parabéns Doutores! Crianças são sempre crianças!

trackback
Às vezes, o diabo está nos olhos de quem vê – Eita Mocidade
7 a

[…] Link para a matéria dos “Doutores da Alegria” aqui. […]

Existem 4 Comentários.