. Um pouco menos incolor – Doutores da Alegria

Para melhor visualização do site, utilizar navegador Google Chrome.

Blog

Um pouco menos incolor

27 de agosto de 2015
Tempo de leitura: 1 minutos

Doutores da Alegria

Comentario 0
Compartilhar 0

A arte ajuda a expressar, a dizer o que não se consegue dizer. E quando ela encontra ambientes ásperos, parece adquirir potência para traduzir afetos e sensações únicas que são vividos nesses lugares.

A artista síria Diala Brisly encontrou um novo lar para suas pinturas em campos de refugiados na Líbia e na Turquia. Seu país de origem, o Líbano, enfrenta uma guerra civil há cinco anos e quase quatro milhões de pessoas deixaram o país em busca de uma vida mais digna.

crédito: Hypenessfonte: Hypeness

A ONU classificou os sobreviventes da guerra civil síria como a maior população de refugiados de uma guerra civil nesta geração. Veja as fotos desta série. Há mais de um ano, Diala trabalha junto a crianças, pintando barracas com cores vibrantes que transpiram vida.

crédito: Diala Brisly

crédito: Diala Brisly

crédito: Diala Brisly

crédito: Diala Brislyfonte: página da artista no Facebook

crédito: Diala Brislyfonte: BrasilPost

Nos campos, os pequenos não têm acesso à educação e trabalham por longos períodos para ajudar no sustento de suas famílias. Vivem em barracas e sofrem com a alimentação insuficiente, entre outros problemas graves. Para Diala as pinturas têm o poder de “criar novas memórias para os jovens refugiados e transcender as realidades miseráveis dos campos. De outra forma, o campo é incolor“.

Assim como no hospital, a arte tem a capacidade de transformar as relações e trazer o foco para o lado saudável que nos habita. O encontro do palhaço com a criança hospitalizada e o encontro de Diala com as crianças sírias são provocadores, inspiradores e com incrível capacidade de gerar um combustível potente para a vida: a alegria.

crédito: Diala Brislyfonte: página da artista no Facebook

0
0
votes
Article Rating


Categorias


Lá do arquivo

Doutores da Alegria


Postado em:

Tags

arte, campo de refugiados, Diala Brisly, encontro, pintura

Receber notificação
Notificação de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Existe 0 Comentário.