Notícias
 

Documentário “Minha avó era palhaço” será exibido na sede dos Doutores da Alegria

Minha avo era palhaco_Palhaco Xamego e Mariana GabrielNo próximo dia 7 de março, terça-feira às 19h30, o documentário “Minha avó era palhaço” será exibido na sede dos Doutores da Alegria, em São Paulo.

A exibição é aberta ao público e conta a trajetória artística da primeira palhaça negra do Brasil, Maria Eliza Alves dos Reis, conhecida como “o” palhaço Xamego. Após o filme, de 52 minutos, haverá um bate papo com Mariana Gabriel (foto), neta da palhaça e uma das diretoras do documentário, ao lado de Ana Minehira.

Entre os assuntos discutidos estão o racismo, o machismo e a longa luta de um palhaço pelo papel principal no espetáculo circense. Xamego fez parte da história do grande Circo Guarany nas décadas de 1940 a 1960 e suas apresentações, ao lado do marido Reis, eram anunciadas pelo baião homônimo de Luiz Gonzaga.

Os trabalhos duraram cerca de dois anos, com equipe particularmente envolvida pelo tema deste palhaço-mulher que, no camarim amamentava os filhos – teve nove – e no picadeiro alegrava e seduzia a plateia com seus chistes, pilherias, cachorros e gatos amestrados e musicais hilários.

Para participar basta comparecer à sede dos Doutores da Alegria na Rua Alves Guimarães, 73, em Pinheiros (a 15 minutos da Estação Clínicas do metrô). A entrada está sujeita à lotação do espaço.

<Voltar