Notícias
 

Doutores da Alegria realizam Roda Artística no HU-USP

Respeitável público!

Na última sexta-feira, dia 30 de novembro, os Doutores da Alegria “quebraram o protocolo” no Hospital Universitário da USP. Todos os 29 palhaços do elenco paulistano realizaram uma Roda Artística entre 10h e 12h, promovendo uma verdadeira “invasão” de palhaços por todo o Hospital.

A Roda Artística é um processo de aprimoramento do elenco, realizado originalmente na sede dos Doutores da Alegria, onde as duplas de palhaços, que trabalham em dias e horários fixos no mesmo hospital por 11 meses, reúnem-se mensalmente para dividir cenas e descobertas “besteirológicas” extraídas a partir da interação com as crianças.

Em 2006, essas experiências transformaram-se em intervenções realizadas nos diferentes hospitais de atuação da organização a cada dois meses, intercaladas com os encontros mensais nas sedes. O objetivo é “levar o mundo para o hospital e a realidade do hospital para o mundo”.

Intervenção - Os “médicos besteirologistas” dos Doutores da Alegria fizeram um animado cortejo por todas as alas do Hospital Universitário da USP, convidando pacientes e acompanhantes, funcionários e médicos para se reunirem no espaço em que realizaram a Roda Artística. Tendo como ponto de partida a formatura de um “residente-besteirologista” dos Doutores da Alegria – o artista profissional Sandro Pontes (Dr. Sandoval) – a trupe se utilizou de improvisações e contou com a importante participação do público para as apresentações das esquetes. Cômicas. As duplas de palhaços se revezaram na roda durante o show.

O mais novo palhaço do elenco paulistano foi escolhido pela organização após sua participação no projeto “Transformando com Arte” em 2006, que visa capacitar, em artes cênicas e na linguagem do palhaço, jovens de regiões de São Paulo menos favorecidas quanto ao acesso à cultura. O projeto é um “Ponto de Cultura” desde 2006, fazendo parte do programa “Cultura Viva” do Ministério da Cultura, que contempla iniciativas culturais que envolvem a comunidade em atividades relacionadas à arte, cultura, cidadania e economia solidária.

<Voltar