Notícias
 

Doutores da Alegria traz programação artística ao Hospital da Mulher Heloneida Studart (RJ)

A associação Doutores da Alegria inicia neste ano uma parceria com o Hospital da Mulher Heloneida Studart, no Rio de Janeiro, que integrará o projeto Plateias Hospitalares.

h02A proposta é ampliar o acesso à cultura e criar novos espaços de interação entre a arte e a saúde por meio de uma programação cultural especial, com atividades voltadas a pacientes adultos e idosos, crianças e comunidades do entorno.

A primeira apresentação será dia 22 de novembro, com o espetáculo Poesia ao Pé do Ouvido, que relembra grandes poetas brasileiros através da música. O grupo Companhia de Teatro Íntimo, que encenará o musical, vai homenagear os poetas Manoel de Barros, Adélia Prado, Manoel Bandeira, Carlos Drummond de Andrade, Vinícius de Morais e Cecília Meireles, entre outros.

O projeto nasceu em 2009 e está presente em oito hospitais públicos do Rio de Janeiro. “O Hospital da Mulher é referência no trabalho de prevenção junto a adolescentes, tendo em vista o alto índice de gravidez precoce. É muito importante para nós ter uma parceria com um hospital público de administração direta, com eficiência nos atendimentos à população pelo SUS”, conta Luis Vieira da Rocha, diretor-presidente do Doutores da Alegria.

Nossa Unidade sempre primou pelo atendimento respeitoso e humanizado. Acreditamos que os estímulos lúdicos vindos da arte, da música, das brincadeiras e da alegria fazem bem ao coração e colaboram com a saúde do corpo, principalmente quando o corpo precisa de um pouco mais de cuidado. A oportunidade de acolher os Doutores da Alegria em nosso hospital é um privilégio ímpar. Mal posso esperar para ver esse encontro, a reação de nossos pacientes e colaboradores ao serem surpreendidos por um espetáculo diferente que terá espaço em um lugar inusitado. Permear uma rotina dura com arte e alegria é trazer novas perspectivas de encarar essa rotina e, quem sabe, transformá-la em algo mais leve e otimista”, comenta Dra Ana Teresa Derraik Barbosa.

O Hospital da Mulher Heloneida Studart é o primeiro da rede estadual de saúde totalmente especializado no atendimento a gestantes e bebês de alto risco. Com cerca de 3 mil consultas ambulatoriais, 500 partos e 40 mil exames laboratoriais e de imagem realizados mensalmente, o HMHS é hoje a principal unidade de referência para esse tipo de atendimento na Baixada Fluminense.

<Voltar