Notícias
 

Doutores promovem sessão de cinema comentada com o filme!

No próximo dia 26 de agosto, a partir das 19h, os Doutores da Alegria do Recife (PE) exibem o filme “A Partida”*, de Yojiro Takita, como parte da programação do projeto “Você Quer Conversar Sobre Isso?”. A sessão acontece na sede da ONG (Av. Eng. Domingos Ferreira, 2215, sl. 102), com exibições de longas, em formato de DVD. A entrada é gratuita e são disponibilizadas 25 vagas.

Criar um espaço para abordar temas que fazem parte do cotidiano do grupo em sua atuação nos hospitais e mostra o olhar do palhaço sobre temas delicados. Essas são as premissas do projeto que acontece a cada dois meses até o final de outubro, sempre às quintas-feiras de cada mês, cujos títulos possam contribuir para o enriquecimento do trabalho dos Doutores da Alegria enquanto atores-palhaços e do movimento artístico local. A proposta também é uma forma de compartilhar vivências e legitimar a iniciativa na capital pernambucana. O projeto tem coordenação de Luciano Pontes e apoio de produção de Eduardo Filho.

“Para este ano, pensamos em tocar em temas delicados como violência, morte, preconceito. Temas e questões que estão na superfície que move a função ética e prática das intervenções dos Doutores da alegria no hospital e na sociedade. Assuntos que vêm sempre à tona nas rodas de conversas e entrevistas. Assim, pretendemos conversar sobre esses temas e situações limite abordadas pelo cinema. As sessões serão provocadas por profissionais da área artística, da psicologia ou filosofia, sempre com um grupo ou companhia de teatro convidados”, explica Enne Marx, coordenadora dos Doutores da Alegria do Recife.

Após a próxima sessão, com “A Partida”, o último filme programado para 2010 é “O Mundo de Andy”, de Milos Forman, em 28 de Outubro.

Os interessados em participar do debate podem se inscrever pelos telefones (81) 3466-2373 e 3463-0866 ou pelo e-mail doutoresrecife@doutoresdaalegria.org.br .

Provocador – Além de abrir um espaço para reflexão do humor no cinema por meio da linguagem do palhaço, o projeto pretende divulgar a sede recifense como local de encontro e troca artística. Cada sessão conta com um “provocador” para debater o filme.

A Partida – Daigo Kobayashi (Masahiro Motoki) tem o sonho de tocar violoncelo profissionalmente. Para tanto se endivida e compra um instrumento, conseguindo emprego em uma orquestra. O pequeno público que comparece às apresentações faz com que a orquestra seja dissolvida. Sem ter como pagar, ele devolve o instrumento e decide morar, com sua esposa Mika (Ryoko Yoshiyuki), em sua cidade natal. Em busca de emprego, ele se candidata a uma vaga bem remunerada sem saber qual será sua função. Após ser contratado, descobre que será assistente de um agente funerário, o que significa que terá que manipular pessoas mortas. De início Daigo tem nojo da situação, mas a aceita devido ao dinheiro. Apesar disto, esconde o novo trabalho da esposa. Aos poucos ele passa a compreender melhor a tarefa de preparar o corpo de uma pessoa morta para que tenha uma despedida digna.
[sinopse extraída do site Adoro Cinema – www.adorocinema.com]

ERRATA: A Gazeta dos Doutores da Alegria de agosto, divulgada no dia 19/8, publicou a informação errada de que o filme a ser exibido na próxima sessão de cinema comentada do projeto “Você quer conversar sobre isso?” seria “O Cemitério dos Vagalumes”, de Isao Takahata. A sessão a ser realizada no dia 26 de agosto, quinta-feira, a partir das 19h na sede dos Doutores da Alegria em Recife (Av. Eng. Domingos Ferreira, 2215, sl. 102)exibirá o filme “A Partida”. Pedimos desculpas pelo inconveniente.

<Voltar