Notícias
 

Edital Plateias Hospitalares: selecionados do ano

O projeto Plateias Hospitalares tem atuação em 8 hospitais estaduais do Rio de Janeiro e tem por objetivo viabilizar o acesso das comunidades do entorno dos hospitais a apresentações artísticas de várias linguagens, como artes cênicas, circo e música. Os Doutores da Alegria são os responsáveis pela curadoria, contratação e também pela orientação dos artistas selecionados para atuar no ambiente hospitalar.

A lista de proponentes e projetos selecionados pelo Edital Plateias Hospitalares 2011 segue abaixo:

Companhia Pop de Teatro Clássico
A aranha arranha a jarra, a jarra arranha o trava-língua

Da Personna Produtora de Arte Dramática Ltda
Anjo Malaquias

Flor no Peito Grupo de Teatro
Triciclo

Grupo Milongas
Conversas Inversas Histórias Diversas

José Mauro Brant
Contos Cantos e Acalantos

Os Tapetes Contadores de Histórias
Cabe na Mala?

Sacatatruca – Narradores e Bonecos
João sem Medo

Os selecionados serão contatados por telefone.

Os Doutores da Alegria agradecem a todos que enviaram seus projetos. A curadoria avaliou os 24 projetos recebidos considerando a documentação completa exigida -principalmente, o material fotográfico e audiovisual -, com os critérios:

1. Excelência artística do projeto, criatividade, originalidade, pesquisa de linguagem e musicalidade;

2. Reconhecimento artístico perante público e crítica. Qualificação dos artistas e técnicos envolvidos no projeto;

3. Especificidade dos repertórios e temas propostos;

4. Adaptação da montagem a diferentes espaços de encenação em espaços não convencionais (portabilidade e facilidade para viagens) e compatibilidade técnica da apresentação com o espaço e os recursos disponíveis.

O Edital Plateias Hospitalares é aberto anualmente, a proposta do projeto é promover apresentações de diferentes linguagens artísticas, para uma plateia coletiva (predominantemente adulta) nos hospitais envolvendo os grupos e artistas cariocas sob curadoria e orientação dos Doutores da Alegria.

A atuação dos Doutores da Alegria no Rio de Janeiro tem o objetivo de mobilizar a classe artística, as comunidades, a iniciativa privada e o governo do Estado do Rio de Janeiro para experimentar uma nova proposta de integração de Cultura e Saúde. Com o projeto, os Doutores da Alegria almejam contribuir para a melhoria do atendimento e da qualidade das relações entre os trabalhadores da área de saúde e as comunidades do entorno dos hospitais, de modo que os hospitais sejam vistos como espaços não somente de cuidado, mas de promoção da saúde.

Saiba mais escrevendo para doutoresrio@doutoresdaalegria.org.br.

<Voltar