Notícias
 

Encontro de Palhaços inicia nesta quinta-feira

Nesta quinta-feira, 15 de novembro, tem início a 2a. edição do Encontro Nacional de Palhaços que Atuam em Hospital. O encontro deste ano acontece nos dias 15, 16, 17 e 18 de novembro na Oficina Cultural Oswald de Andrade (Rua Três Rios, 363 Bom Retiro), em São Paulo.

Além das oficinas e mesas redondas destinadas aos participantes – artistas profissionais ou voluntários atuantes há pelo menos um ano em hospital – haverá uma apresentação da Roda Besteirológica dos Doutores da Alegria no dia 15 e apresentação de trabalhos dos participantes nos dias 16 e 17. As apresentações são gratuitas e abertas ao público, que precisa comparecer com uma hora de antecedência (19h30) para garantir vaga por meio de distribuição de senhas.

O evento é uma das iniciativas do programa Palhaços em Rede, criado em 2007 pelos Doutores da Alegria. A iniciativa visa estabelecer uma rede de cooperação entre indivíduos e grupos que atuam nos hospitais como palhaços, tendo como foco a qualidade do que é levado para a criança ou adulto hospitalizado.

Além de propiciar a troca e a formação, o 2o. Encontro Nacional tem por objetivo estabelecer uma ampla discussão sobre o movimento e iniciar a construção coletiva de uma base ética sobre a atuação do palhaço de hospital no Brasil.

“Ao completar 21 anos, os Doutores da Alegria vivem um momento de maturidade e se posicionam como referência e parte do movimento de palhaços nos hospitais. Assim, aprofundamos nossa missão na sociedade, oferecendo formação para outros grupos e mapeando esta atuação nos dias de hoje, para discutir a qualidade do que é apresentado nas unidades de saúde e as perspectivas futuras”, contou Raul Figueiredo, artista formador dos Doutores da Alegria e um dos coordenadores da iniciativa.

Além dos artistas formadores, também estão confirmadas as presenças de Michael Christensen, fundador do Clown Care Unit e inspirador dos Doutores da Alegria, Wellington Nogueira, fundador da ONG, Morgana Masetti, pesquisadora da área, representantes dos poderes públicos, profissionais de saúde e artistas.

A programação completa do evento está nesta página.

<Voltar