Formação
para Jovens
escola_dos_doutores_12
escola_dos_doutores_2

_MG_3256

Levar a arte do palhaço para diversos públicos sempre foi missão dos Doutores da Alegria. Alcançamos os hospitais, os palcos e centros culturais. Logo amadureceu a ideia de sermos uma escola para que, daqui, outros palhaços saíssem com a nobre missão da alegrar o mundo.

Foi então que, em 2004, nosso sonho tomou forma. O Programa de Formação em Palhaço para Jovens foi idealizado para validar o potencial de mobilização sócio-cultural da linguagem do palhaço dentro e fora dos hospitais e privilegiar a inclusão de um público que não teria condições de arcar com um curso de formação tão específico: o jovem de comunidades populares.

A cada dois anos, é aberto um processo seletivo para jovens de 17 a 23 anos, cuja renda familiar não ultrapasse os três salários mínimos. Os selecionados recebem uma bolsa-auxílio para o transporte e lanche no local.

O programa tem uma metodologia única e duração de três anos – os dois primeiros com aulas diárias e o terceiro ano com encontros pontuais e acompanhamento de projetos. Os alunos são levados por diversas manifestações artísticas e criam a base para investigar com propriedade a máscara do palhaço, que aos poucos vai ganhando estofo, caráter e personalidade. É um trabalho intenso, de muito estudo, criação e recriação. Ao final do programa, os jovens participam da criação, concepção e montagem de um exercício cênico que circula pelas regiões em que vivem, além de outros teatros e centros culturais da cidade de São Paulo. 

Em 2013, o Programa de Formação de Palhaço para Jovens foi certificado como Tecnologia Social pela Fundação Banco do Brasil.