Escola
Formadores
escola_dos_doutores_123
escola_dos_doutores_22

Formadores

DSC_0100 Arilson Lopes

Ator formado pelo Instituto de Cultura da Fundação Joaquim Nabuco e graduado do curso de Licenciatura em Teatro pela UFPE. Estudou palhaço com Michael Christensen (EUA), Jeannick Duppont (FRA), Bete Dorgam (BRA), Márcio Libar (BRA), Lily Curcio (ARG) e Hélèna Gustin (FRA). Atuou em diversos espetáculos, com ênfase para os dirigidos por Elisa Toledo Todd, João Falcão, Ronaldo Brito, Antonio Cadengue, Moncho Rodriguez, Carlos Carvalho, Lívia Falcão, Marcondes Lima e Fernando Escrich, e em filmes dirigidos por Aluízio Abranches, Marcelo Gomes e Guilherme de Almeida Prado. É integrante do Coletivo Angu de Teatro. Está nos Doutores da Alegria desde 2006.

 

daiane Daiane Carina

Coordenadora Jurídica dos Doutores da Alegria e sócio-fundadora do escritório Barbieri Assessoria em Projetos Culturais e Sociais. Integra o Núcleo de Formação e Pesquisa da ONG e ministra oficinas de elaboração de projetos e oficina institucional no programa Palhaços em Rede. É especialista em Direito no terceiro setor e em gestão de organizações sociais pela PUC. Tem quatorze anos de atuação no terceiro setor. Sólida experiência em planejamento estratégico organizacional, estruturação, supervisão e avaliação de projetos sociais e culturais e monitoramento de atividades e ampla atuação com leis de incentivo fiscal e convênios com poder público.

 

DSC_0078 Enne Marx

Atriz, palhaça, pesquisadora, formadora e produtora. É uma das componentes da Cia Animée/As Levianas – banda de palhaças, do Recife. Graduada em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Pernambuco, produziu e atuou em diversos espetáculos, com destaque para os dirigidos por Elisa Toledo Todd, Carlos Carvalho, Marcondes Lima e Fernando Escrich. Estudou, entre outros, com João Mota (POR), Michel Dahan (FRA) e Massud Sdipourt (NOR). Cursos de palhaço com Hilary Chaplain (EUA), Adelvane Néia (BRA), Léris Colombaione (ITA), Michael Christensen (EUA), Sue Morrison (CAN), Jeannik Dupont e Hélèna Gustin (FRA). Está nos Doutores da Alegria desde 2003.

 

DSC_0090 Fábio Caio

Ator, bonequeiro e arte-educador graduado em Artes Cênicas pela UFPE. Fundou em janeiro de 1986 o Mão Molenga Teatro de Bonecos, onde vem pesquisando, além do aprimoramento técnico do teatro de bonecos, a sua importância no processo educativo (destaque para a série Brasil 500 anos que conta a história do Brasil, veiculada pela TV Escola MEC). Foi vice-presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais da cidade do Recife. Desde 1997 realiza o trabalho de arte-educador com adolescentes de comunidades de baixa renda na região metropolitana do Recife. Atuou em Rasif (2008), Ópera (2007) e Angu de Sangue pelo qual recebeu prêmios de melhor ator (Guaramiranga 2004 e Janeiro de Grandes espetáculos 2005). Seus trabalhos Algodão Doce (2011), Fio Mágico (2010) e Babau(2006) fazem parte do repertório da Cia Mão Molenga.

 

heraldo Heraldo Firmino

Ator, diretor, dramaturgo e educador. Graduado pela Escola Livre de Teatro de Santo André, esteve em cerca de 25 espetáculos, alguns deles premiados, e 4 longas-metragens, trabalhando, entre outros, com Cida Almeida, Tiche Vianna, Pedro Pires, Cacá Carvalho, Ednaldo Freire, Wladimir Capella, Laís Bodanski, Hector Babenco e Fernando Meirelles. Integrante da Cia Baitaclã. Está nos Doutores da Alegria desde 1998. 

 

luciana Luciana Viacava

Atriz, palhaça, diretora e preparadora de atores. Estudou na Escola Jacques Lecoq (França) e na Kiklos Scuola (Itália), onde também participou do workshop “The Body of Movement” com Norman Taylor. Atuou durante oito anos com o grupo As Meninas do Conto. Trabalhou com preparação corporal, de máscara, palhaço e/ou de bufão para atores em mais de vinte espetáculos. Dirigiu As Três Mulheres Sabidas da Cia. Dedo de Prosa e Divagar e Sempre da dupla de palhaças Las Cabaças. Foi professora de Teatro Físico no CEFAC, é professora do curso de humor da SP Escola de Teatro, fundadora da Cia. do Ó (palhaçaria feminina), ao lado de Val de Carvalho, e integrante dos Doutores da Alegria desde 2006.

 

DOUTORES DA ALEGRIA Luciano Pontes

Ator, palhaço, escritor, ilustrador, contador de histórias. Tem formação livre em teatro e dança. Atuou em diversos espetáculos e escreveu os livros “Ouvindo as Conchas do Mar”, “Uma história sem pé nem cabeça”, “O Carrossel do Tempo”, “Disse me Disse” e “Belizbel” pela Editora Paulinas e ainda “Em Briga de irmãos quem dá opinião” pela Editora FTD e “Deslembrar” pela Editora Larousse/Lafonte. Fundou em 2012 a Cia Meias Palavras, onde pesquisa e cria espetáculos a partir da oralidade, literatura e das linguagens teatrais. Está nos Doutores da Alegria desde 2003.

 

marcelo Marcelo Marcon

Ator diplomado pelo Teatro Escola Macunaíma, traz consigo uma bagagem com diversas peças, cinema e comerciais. Formado pela Associação dos Mágicos de São Paulo (AMSP), seguiu uma linha mais cômica denominada magic clown. É ex-aluno da Escola dos Doutores da Alegria e estudou com Ésio Magalhães (Barracão Teatro), Michael Christensen (Clown Care Unit- EUA), Norman Taylor (Escola Lassaâd- Bruxelas) e Jeannick Dupont (Le Rire Medicin- França).

 

morgana Morgana Masetti

Atua nos Doutores da Alegria desde 1993 desenvolvendo pesquisas sobre os efeitos da atuação nos hospitais. Graduada em Psicologia e mestra em Psicologia Social pela PUC-SP com formação em Psicologia Hospitalar pelo Instituto do Coração do Hospital das Clínicas de São Paulo. Publicou os livros Soluções de palhaços – Transformações na realidade hospitalar (1998, Editora Palas Athena) e Boas Misturas – A ética da alegria no contexto hospitalar (2003, Editora Palas Atena). Ministra aulas e cursos para estudantes e profissionais da saúde. 

 

nereu Nereu Afonso

Ator, professor e escritor, é formado em teatro pela Escola Jacques Lecoq (Paris) e em Filosofia pela USP. Como palhaço, visita hospitais da França, Índia e Nepal. Funda, na França, a Cie. du Tizal. Atua com Namco Théâtre, Les Yeux de Gina, Ballet Stagium, Jogando no Quintal, Circo Zanni e outros. É contador de histórias associado ao Labo du Conte; diretor teatral na Maison du Geste et de l’Image e professor na Escola de Philippe Gaulier (Paris). Publicou “Correio Litorâneo” (Prêmio Sesc de Literatura 2006, Ed. Record), “As Graças – Circular Teatro” e está na coletânea “Como se não houvesse amanhã” (Ed. Record). Ingressou nos Doutores da Alegria em 1996; ausentou-se do Brasil por dez anos e, desde 2008, está de volta. Em 2011 funda a Vai Antonio! Cia de Teatro, grupo do qual é diretor e dramaturgo.

 

nilson Nilson Domingues

Ator formado pela Escola Internacional Jacques Lecoq. Estudou com Jos Houben, Paola Rizza, Cristophe Marchand, Jason Turner, François Lecoq, Pascale Lecoq, Krikor Belekian. No Brasil, se formou na Escola Livre de Teatro, estudou com Antonio Rogerio Toscano, Luis Fernando Ramos, Newton Moreno, Alexandre Matte, Edgar Castro, entre outros. Fez cursos com Esio Magalhaes, Amir Haddad, entre outros. Fez parte do grupo Le 38 e apresentou a peça “Ne parlez jamais avec les inconnus” em 2012. Participou do projeto Fulgurance (performance) no Museu do Louvre, fez parte da Cia do Riso, apresentando “O santo e a porca” do ano de 2005 a 2008 em várias cidades de São Paulo. Integra o elenco dos Doutores da Alegria desde 2011.

 

raul Raul Figueiredo

Ator formado pela UNICAMP. É artista formador e tutor do programa Palhaços em Rede dos Doutores da Alegria e professor de Expressão Corporal no Colégio Santa Cruz/SP. Lecionou de 2001 a 2003 no Colégio Equipe sendo orientador em dois projetos com alunos do Ensino Médio que atuam em posto de saúde e hospital: Chá de Cadeira e As Comadres. É professor no MadAlegria – Programa de Extensão da USP – desde 2012. Em 2013 é convidado, junto com a equipe de formação dos Doutores da Alegria, a dar aulas na disciplina de Semiologia e Propedêutica no curso de Medicina da Faculdade Santa Marcelina. Como ator atuou em diversos espetáculos e musicais, como Senhor Dodói e Vamos Brincar de Médico, A Comédia dos Erros e Ricardo II com a Cia Razões Inversas; Musical – Cabaré da Santa e Single Singer’s Bar com o Grupo Folias D’Arte e O Mágico de Oz. Também atuou no cinema e em diversas campanhas publicitárias. Está nos Doutores da Alegria desde 1995. 

 

roberta Roberta Calza

Atriz formada pela Escola Internacional de Teatro Jacques Lecoq – cursou os dois anos artísticos e o terceiro pedagógico -, onde foi aluna de Norman Taylor, Jos Houben, Marc Fremond e Paola Rizza, entre outros. Participou por três anos do Fringe Festival na Irlanda com dois espetáculos indicados para melhor produção: “Master Shuttefate” e “Bolt Upright”. Lecionou no Corservatoire Nacional de Region de Sergi Pontoise em Paris ministrando aulas de palhaço e movimento. No Brasil, além dos espetáculos “Luluzinhas”, com Guta Stresser e Mel Lisboa, atuou em mais de 100 comerciais de televisão e mantém um programa na TV Cultura com Fernando Alves Pinto. Ministrou curso de bufão para a companhia principal de “Os Satyros” de maio a setembro de 2007. Faz parte dos Doutores da Alegria e da equipe de formação da instituição, atuando nos programas Palhaços em Rede e Formação de Palhaços para Jovens.

ronaldo Ronaldo Aguiar

Ator e bailarino. Formado em cursos com Paul Van Chon, Cláudio Vitali, Raimundo Branco e Carlos Carvalho, entre outros. Além de participar em diversos espetáculos circense-teatrais, realizou oficinas para a Unesco, Prefeitura de Recife e o Movimento Tortura Nunca Mais. Integra a Cia. de Artes Movimento, a Trupe da Escola Pernambucana de Circo, o Grupo de Teatro Popular Vem Cá, Vem Vê e a Super Egos Produções. Está nos Doutores da Alegria desde 2003.

 

soraya Soraya Saide

Atriz formada pela Escola de Arte Dramática da USP. Participa do Núcleo de Formação e Pesquisa do Doutores da Alegria, equipe responsável pela criação da Escola, que desenvolve pedagogia própria no ensino da linguagem do palhaço para diversos públicos. Integra o elenco dos Doutores da Alegria desde 1993, atuando como palhaça nos hospitais, eventos e no Midnight Clowns. Escreveu o roteiro de “Vamos Brincar de Médico”, com direção de Pedro Pires, que ganhou os prêmios APCA e FEMSA 2006 pela transposição do trabalho social para o palco. Em 2013 atuou em “O Homem que Fala”, com direção de Celso Frateschi, baseado no livro O Homem Que Confundiu sua Mulher com um Chapéu, de Oliver Sacks. Como atriz trabalhou sob a direção de Gianni Ratto, Celso Frateschi, Francesco Zigrino e Regina Galdino. Atriz convidada da Cia Os Satyros, participou dos espetáculos “Transex, A Vida na Praça Roosevelt” e “Inocência”, sob direção de Rodolfo G. Vasquez, e de eventos como As Satyrianas. Na Troupe de Atmosfera Nômade, grupo que pesquisava a linguagem do palhaço, atuou sob a direção de Cristiane Paoli Quito.

 

thais Thais Ferrara

Atriz graduada pela Escola de Arte Dramática da USP, também é psicóloga e instrumentista. Trabalhou, entre outros, com Celso Frateschi, Cristiane Paoli Quito, Antônio Araújo, Pedro Paulo Bogossian. Ruth Rachou, Ismael Ivo e André Riot-Sarcey. Realizou oficinas teatrais em empresas e centros populares e é integrante do Teatro dos Quinto. Está nos Doutores da Alegria desde 1993.

 

wellington Wellington Nogueira

Fundador da ONG Doutores da Alegria. Ator formado pela Academia Americana de Teatro Dramático e Musical de Nova Iorque. Integrou o elenco da Big Apple Circus Clown Care Unit, programa pioneiro em levar palhaços profissionais para visitar crianças hospitalizadas. É empreendedor social reconhecido como fellowship da Ashoka e Líder Avina na Região Nordeste. Atuou nos filmes “Sábado”, de Ugo Giorgetti; “Alô”, “Avassaladoras” e “Quem se Importa” de Mara Mourão. Esteve recentemente em cartaz com o espetáculo musical “A Família Addams” e “Jesus Cristo Superstar”.