Notícias
 

Grande Ato Público de Teatro, dia 27 de março, em São Paulo

O Redemoinho é um movimento que une coletivos teatrais de 11 estados do Brasil. Em seu último encontro, em dezembro de 2007, na cidade de Porto Alegre, os grupos se reuniram com a necessidade de afirmar a criação de condições sociais, políticas e econômicas para a construção de uma sociedade na qual a arte e a cultura sejam compreendidas como um direito universal.

Por isso o Movimento Redemoinho gostaria de convidá-los para participar de um grande ato público a ser realizado no dia 27 de março, Dia do Teatro, no qual estarão reunidos muitos setores de nossa sociedade, entendendo e afirmando a arte como campo de pensamento e de atuação pública, fundamental para o exercício da cidadania. A idéia é que nesse dia o teatro aconteça no ato público, e não nas salas de espetáculos.

A programação do dia 27 de março prevê, também, a participação do filósofo Paulo Arantes. No mesmo ato será lido um manifesto e será proposto o Prêmio Teatro Brasileiro (para todo o país) e a retomada do Fundo Estadual de Arte e Cultura (para o Estado de São Paulo), como exemplos possíveis de política de Estado para a cultura.

Prêmio Teatro Brasileiro é um programa público a ser estabelecido em lei que destina recursos para: produção de espetáculos teatrais com relevância artística, circulação de espetáculos e/ou atividades teatrais com relevância artística e manutenção de núcleos artísticos com trabalho contínuo. Os recursos são descentralizados por região bem como o julgamento se dá também por região. Prêmio Teatro Brasileiro é um projeto de lei que atende artistas independentes, produtores teatrais e grupos de teatro.

Grande Ato Público de Teatro – 27 de março

10h: Overdose Teatral – início das apresentações de vários grupos do Movimento de Teatro de Rua, na Praça do Patriarca, no centro de São Paulo.
16h: Concentração na Praça do Patriarca para saída da Caminhada.
17h: Caminhada até o Teatro Municipal / Leitura do Manifesto nas escadarias.
20h30: Início da programação no Teatro Fábrica [participação dos pensadores Paulo Arantes e Chico de Oliveira].

Realização: REDEMOINHO – Movimento Brasileiro de Espaços de Criação, Compartilhamento e Pesquisa Teatral.
Apoio: Cooperativa Paulista de Teatro.

<Voltar