Notícias
 

Hospital Universitário Pedro Ernesto e Hospital Geral de Bonsucesso são os mais novos hospitais parceiros dos Doutores da Alegria no Rio de Janeiro

Respeitáveis nosocômicos!

Depois de alguns meses de trabalho a título de experiência – como manda nossa política de trabalho – é com orgulho que anunciamos ao público a efetivação de mais dois hospitais parceiros dos Doutores da Alegria no Rio de Janeiro: Hospital Universitário Pedro Ernesto e Hospital Geral de Bonsucesso. Conheça a seguir um pouco da história deles.

Hospital Universitário Pedro Ernesto – HUPE

Inaugurado em 1950, o Hospital Universitário Pedro Ernesto foi tornou-se em 1962 o Hospital-Escola da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade do Estado da Guanabara (UEG), atual Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). No início, suas atividades privilegiavam ensino e pesquisa, com estudo de raridades clínicas e doenças em estágio final de evolução. Em 1975 adequou suas atividades para atender a toda a população. A qualidade dos profissionais e os meios sofisticados de diagnósticos e tratamento oferecidos ocasionaram um aumento progressivo na procura pelo atendimento oferecido pelo HUPE, transformando-o em um dos maiores complexos docentes-assistenciais na área de saúde.

Nos seus 44 mil m2 de área construída, funcionam 600 leitos e 16 salas cirúrgicas, onde são realizadas internações e cirurgias em mais de 60 especialidades e sub-especialidades da área médica. Procedimentos e tecnologias mais sofisticados, como Cirurgia Cardíaca, Transplante Renal e Transplante de Coração também são realizados no HUPE. No seu prédio de ambulatórios, estão localizados 150 consultórios que concentram o atendimento de todas as especialidades.

O HUPE é um hospital de grande porte, com cobertura assistencial estimada de 1 milhão de habitantes, considerado Centro de Excelência e Referência para o Estado do Rio de Janeiro na área de Ensino e Saúde. Neste campo, destaca-se o Núcleo de Estudos da Saúde do Adolescente (NESA), referência nacional para o atendimento ao adolescente.

Hospital Geral de Bonsucesso

Antigo Hospital General do Nascimento Vargas, o Hospital Geral de Bonsucesso (HGB) foi inaugurado em 1948. Na década de 90, o Hospital passou a pertencer ao SUS (Sistema Único de Saúde), período em que foi criada a Creche Itália Franco. A partir do ano 2000 foram implantados os serviços de Ouvidoria, Cirurgia Torácica e de Cirurgia Reconstrutiva dos Membros e Microcirurgia. São reestruturados os serviços de Oncologia, Clínica Médica B, Anatomia Patológica e Patologia Clínica. Além da Farmácia, Hemoterapia (Banco de Sangue), Central de Esterilização, Maternidade e Unidade de Transplante Renal, todos com investimentos em infra-estrutura e aquisição de novos equipamentos. Foram criados os serviços de Cirurgia Hepatobilar (transplante de fígado), Psicologia, Fisioterapia e o Ambulatório de Genética Clínica.

O Hospital Geral conta com 532 leitos, mais de 42 mil m2 de área construída distribuídos em 6 prédios de 4 a 7 pavimentos. Além disso, é considerado referência em Oftalmologia, Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Atendimento à Gestante de Alto Risco e atendimento de alta complexidade como transplante de rins, fígado e córnea.

Boas-vindas e longa vida aos nossos mais novos parceiros cariocas!

<Voltar