Notícias
 

Michael Christensen fecha encontro de palhaços

Michael Christensen, primeiro ator a entrar vestido de palhaço no hospital, fechou no domingo o 2o. Encontro Nacional de Palhaços que Atuam em Hospital. Depois de ministrar duas oficinas e participar de algumas mesas redondas, Michael falou sobre a importância do trabalho que é realizado no Brasil.

“Já passei por centenas de programas de hospital pelo mundo nos últimos anos e o que Doutores da Alegria faz [por meio do projeto Palhaços em Rede] é estender os seus longos e amorosos braços para acolher todos os grupos num espírito de elevar a capacidade e a qualidade do que fazemos. Isso é fantástico e neste caso, é único.”

Para Michael, a quantidade de perguntas que ficaram após as mesas foi muito positiva. “Que bom que há mais perguntas do que respostas! Isso é um exemplo de que esse é um processo dinâmico e vivo.”.

Ele falou também sobre a Conferência Internacional de Palhaços que Atuam em Hospital, que vai acontecer em 2013 no Brasil por meio dos Doutores da Alegria. Para ele, o fato de os grupos apresentarem diferentes formas de trabalho no hospital é uma forma de diversidade cultural.

Michael finalizou o seu discurso respondendo a uma pergunta de um participante do encontro, que questionou sobre as emoções que ficam após a intervenção no hospital.

“Quando fazemos este trabalho, sentimos muita coisa. Temos sentimentos de triunfo, de maravilhamento, sucesso, alegria. Também temos sentimentos de perda, tristeza, não saber o que fazer, frustração e, às vezes, raiva. A chave para estar saudável e se permitir voltar ao hospital é primeiro aceitar esses sentimentos. Encontre um lugar em você onde você pode ter esses sentimento difíceis. Tenho certeza que haverá pessoas que poderão te apoiar. Encontre um lugar seguro e se você precisar chorar, chore; gritar, grite. Eles vão permitir que você encontre paz, e que volte ao hospital para fazer o seu trabalho.”

Em breve colocaremos mais informações sobre a Conferência Internacional. Até o próximo encontro!

<Voltar