Plateias
Hospitalares

O hospital como palco de arte e cultura

O projeto Plateias Hospitalares encara o hospital como um espaço de vida e, portanto, de arte.

Doutores da Alegria trabalha na elaboração de uma programação cultural especial, com atividades voltadas a pacientes adultos e idosos, crianças e comunidades do entorno de oito hospitais públicos do Rio de Janeiro. O projeto nasceu com o objetivo de ampliar o acesso à cultura e criar novos espaços de interação entre a arte e a saúde.

Além de fazer a curadoria, Doutores da Alegria oferece formação a grupos artísticos locais, orientando e adaptando suas apresentações para o ambiente hospitalar. Uma vez por ano é lançado um edital para seleção de espetáculos, destinado a companhias situadas no Estado do Rio de Janeiro.

Entre as linguagens artísticas oferecidas estão o teatro, a música, o circo, a dança, a poesia, entre outras. O objetivo é trabalhar para que, cada vez mais, o hospital seja um espaço não somente de cuidado, mas de promoção da saúde, em que a arte é coadjuvante. Ao realizar apresentações mensais de variadas linguagens artísticas em hospitais públicos, Doutores da Alegria convida a sociedade a refletir quanto ao papel da arte em ambientes caracterizados pela fragilidade das relações, quebrando modelos cristalizados tanto na área de cultura como na área da saúde.

Implantado em 2009, o projeto está presente em oito hospitais públicos e tem parceria com a Secretaria de Estado da Saúde do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Saúde. Até o momento, já foram mais de 400 apresentações, envolvendo mais de 300 artistas, para 50 mil pessoas.

Hospitais que recebem o Plateias Hospitalares

Hospital Estadual Adão Pereira Nunes
Hospital Estadual Alberto Torres
Hospital Estadual Azevedo Lima
Hospital Estadual Eduardo Rabello
Hospital Estadual Rocha Faria
Hospital Estadual Santa Maria
Hospital Estadual Tavares Macedo
Hospital Municipal da Piedade
 

Patrocínio 

prefeitura rio

 

 

 

+Clique aqui para ver fotos do projeto

banner_lateral_grande_plateias hospitalares
banner_lateral_pequeno_plateias hospitalares