Notícias
 

PALHAÇOS EM REDE: Formação e Orientação

Para alegria geral da nação, os Doutores da Alegria comunicam a abertura das inscrições para o PALHAÇOS EM REDE: Formação e Orientação para Palhaços que Atuam em Hospitais.

A partir do dia 26 de fevereiro estará disponível no site apps.doutoresdaalegria.org.br o edital que estabelece as regras de participação e o modelo do formulário de inscrição. As inscrições deverão ser feitas do dia 12 a 23 de março, através do preenchimento on-line do formulário. Poderão participar do processo de seleção somente palhaços que atuam em hospitais — individualmente ou em grupo, de maneira profissional ou amadora, em regime remunerado ou voluntário.

São diferentes os estilos e as intenções que levam as pessoas a atuarem nos hospitais como palhaços. Muitos indivíduos e grupos se interessam pela experiência dos Doutores da Alegria, e o PALHAÇOS EM REDE visa compartilhar a metodologia de trabalho desenvolvida ao longo dos 15 anos da organização; e criar alternativas para a sustentabilidade e fortalecimento do trabalho dos grupos.

PALHAÇOS EM REDE começou em 2000 com uma pesquisa para conhecer o panorama nacional e internacional dessa atividade, desencadeou diálogos com muitos grupos e o Primeiro Encontro de Palhaços de Hospitais do Brasil ( em São Paulo, na sede dos Doutores da Alegria em novembro de 2003) que evidenciou uma demanda de formação artística, mobilização de comunicação e troca de experiências.

Em 2004 aconteceu a primeira experiência de apoio e formação artística com o grupo Libertadores do Riso, da região de Limeira e Campinas. Foi um processo de troca e aprendizagem no qual ficou claro que o grupo tinha um grande potencial e que os Doutores da Alegria tinham condições de apoiá-los na avaliação e criação de novas práticas, sem interferir na autenticidade e essência dos estilos. Ao longo dos últimos anos algumas oficinas pontuais foram ministradas dentro de festivais como O Riso da Terra, em João Pessoa, FILO, em Londrina, e nas sedes de São Paulo e Recife dos Doutores da Alegria, aonde foram apurados os conteúdos sobre orientação de grupos.

PALHAÇOS EM REDE é uma possibilidade de ampliação da formação artística com o objetivo de estabelecer uma rede de cooperação entre indivíduos e grupos que atuam em hospitais, consolidar e fomentar a causa da alegria através da arte, aliada à sustentabilidade, ética e à qualidade das relações.

A intenção dos Doutores da Alegria não é obter o monopólio desta atividade, nem formar grupos à sua imagem e semelhança, mas potencializar e enriquecer a diversidade, ponto principal da riqueza da vida, preservando a pluralidade de estilos, para que todos convivam e se admirem.

Os Doutores da Alegria acreditam que, ao tomarem essa iniciativa, estão semeando as bases para a formação de uma comunidade forte e competente, elevando o trabalho dos palhaços nos hospitais à condição de profissão do futuro.

O que é o PALHAÇOS EM REDE: Formação e Orientação para palhaços que atuam em hospitais?

O PALHAÇOS EM REDE faz parte do plano anual dos Doutores da Alegria, integra o projeto inscrito na Lei Rouanet e configura um compromisso assumido pela organização, por esse motivo é um programa gratuito aos indivíduos ou grupos selecionados.

É um programa de acompanhamento que compreende dois eixos: Formação e Orientação, ambos com intuito de atender às peculiaridades, grau de desenvolvimento, objetivo e perspectivas de atuação dos indivíduos e grupos. São compostos de oficinas e visitas bimestrais aos hospitais onde os grupos atuam.

As visitas aos hospitais serão feitas por um tutor, e a partir dessas visitas, ele diagnosticará as necessidades organizacionais e artísticas desses indivíduos e grupos estimulando o seu desenvolvimento através das oficinas. O tutor é um artista formador que integra o elenco dos Doutores da Alegria há mais de 10 anos.

O Programa de Formação terá duração de 9 meses (de abril a dezembro de 2007), com carga de 64 horas. Será composto de quatro visitas feitas pelo tutor que observará o trabalho dos grupos nos hospitais e de quatro oficinas de 16h. Serão selecionados grupos para integrarem duas turmas: uma no Estado de São Paulo e uma localizada em outro Estado a ser definido após o processo de seleção. Cada turma poderá atender até 20 participantes.

O Programa de Orientação terá duração de 4 meses, com carga de 32 horas. Será composto de duas visitas feitas pelo tutor que observará o trabalho dos indivíduos ou grupos nos hospitais e de duas oficinas de 16h. Serão selecionados grupos para montagem de duas turmas: uma no primeiro semestre de 2007 (de abril a julho) e outra no segundo semestre de 2007 (de agosto a novembro). Cada turma poderá atender até 20 participantes.

Como funcionará a seleção para participar do PALHAÇOS EM REDE?

No período de 12 a 23 de março de 2007 estará disponível um edital que tem por finalidade estabelecer regras para inscrição e seleção de indivíduos ou grupos de palhaços de hospitais que participarão do Palhaços em Rede em 2007.

Cronograma do Edital:
26/02 a 23/03: Disponibilização do edital e modelo do formulário de inscrição no site.
12/03 a 23/03: Efetivação da inscrição através do preenchimento do formulário on-line no site.
26/02 a 23/03: Envio dos documentos requeridos via correio.
26/03 a 30/03: Análise e pré-seleção das inscrições pela comissão de seleção.
02/04: Divulgação dos indivíduos ou grupos pré-selecionados no site.
02/04 a 05/04: Contato com os grupos pré-selecionados para agendamento de visitas aos hospitais onde atuam.
09/04 a 13/04: Visitas da Coordenação Artística dos Doutores da Alegria aos indivíduos ou grupos pré-selecionados/ hospitais onde atuam.
16/04: Divulgação dos indivíduos e grupos selecionados no site.
16/04 e 17/04: Fechamento de acordo de parceria entre os Doutores da Alegria e os indivíduos e grupos selecionados.

Para compor as turmas de Orientação e Formação, a comissão de seleção, formada pelo Núcleo de Pesquisa e Formação dos Doutores da Alegria, levará em consideração critérios que busquem avaliar a maturidade, comprometimento, consistência do trabalho nos hospitais.

Ressaltamos que os indivíduos e/ou grupos inscritos que não forem selecionados para participar do PALHAÇOS EM REDE em 2007, poderão manter contato constante com o Núcleo de Pesquisa e Formação dos Doutores da Alegria para troca de idéias e compartilhamento de experiências e poderão participar de ações futuras.
O importante é que a linguagem do palhaço seja continuamente compartilhada, estudada e aprimorada, porque o palhaço é tema pra vida inteira, um mar sem fim.

O Edital e o Formulário de Inscrição já estão disponíveis em formato pdf, para que você possa preparar as respostas e providenciar as informações e documentos necessários. Clique aqui para fazer o download.

<Voltar