Esta é pra você, palhaço que atua em hospitais. E também pra todos os que querem conhecer quem faz esse trabalho!

Oficina de Bonecos realizada no Encontro Nacional de Palhaços que Atuam em Hospital promovido pelo programa Palhaços em Rede em setembro.

Os Doutores da Alegria são conhecidos pelo trabalho de visitas feitas por palhaços profissionais a crianças hospitalizadas.

Só que nos últimos anos, e sem que isso interferisse no nosso trabalho principal – a grande inspiração para todas as outras ações -, os Doutores vêm diversificando a sua atuação, sempre com o intuito de fortalecer o que chamamos de Cultura da Alegria.

Foi assim que nasceu, por exemplo, a Escola de Palhaços e o programa Palhaços em Rede.

Felizmente, hoje podemos dizer que há centenas de iniciativas semelhantes aos Doutores, ou seja, que utilizam a figura do palhaço para atuar junto a crianças hospitalizadas.

Para conectar todas essas iniciativas, estimular a cooperação e fomentar boas práticas é que o Palhaços em Rede foi criado, em 2007. O programa também inclui oficinas de orientação aos grupos, ministradas pelos Doutores.

Se você atua regularmente como palhaço em hospitais, seja em grupo ou por conta própria, e ainda não faz parte dessa rede, a dica é que não deixe de se cadastrar no Palhaços em Rede. Com essas  informações, os Doutores da Alegria atualizam o mapeamento das iniciativas por região e estuda as possibilidades de atendimento aos grupos com oficinas de orientação e formação. Além disso, os dados ficam disponíveis para consulta no site dos Doutores.

Além de se cadastrar no programa, você também pode participar da Comunidade Palhaços em Rede, onde rolam fóruns de discussão, biblioteca, sessões de chat, tudo para que cada vez mais crianças e adultos hospitalizados possam de fato se beneficiar da ética da alegria.

Para mais dicas imperdíveis como essa, acesse o Blog Vivo On: