Notícias
 

Projeto Transformando com Arte apresenta

Respeitável público!

O espetáculo ”Fora do Trilho”, estrelado pelos alunos do Projeto Transformando com Arte, estréia no dia 9 de novembro, em São Paulo, com realização dos Doutores da Alegria e patrocínio do Ministério da Cultura através do Programa Cultura Viva – Ponto de Cultura.

O projeto tem como objetivo a formação artística de jovens de 17 a 21 anos provenientes da região do Campo Limpo, com foco na Máscara do Palhaço. Tem duração de 2 anos com aulas diárias (4 horas por dia) e é oferecido gratuitamente. As aulas são realizadas no Projeto Arrastão, que é nosso parceiro.

No primeiro ano, o processo de ensino e aprendizagem foi norteado por aulas de Jogos Teatrais, Consciência Corporal, História do Teatro, Máscara Neutra, Cenários e Figurinos, Commedia Dellarte, História do Circo, Malabares, Elaboração de Projetos, Cultura Popular e Palhaço.

No segundo ano foram ministradas aulas de Música, Corpo Cômico, Acrobacia, Perna de Pau, Maquiagem, Pesquisa de campo, Elaboração de Projetos, Cenários, Figurinos e Adereços sempre com foco no aperfeiçoamento da Máscara do Palhaço. Durante este período, várias cenas foram criadas e o resultado é o espetáculo “Fora do Trilho”. Esta montagem, considerada um estágio para os jovens, prevê um mínimo de 10 apresentações, de forma que vivenciem como adequar um espetáculo a espaços e públicos variados.

Espetáculo “Fora do Trilho”
Fora do Trilho é o exercício da máscara do palhaço no palco. São 11 jovens em cena. O roteiro revela as “estações” de aprendizagem que eles trilharam, desde a construção de esquetes clássicas de palhaços reproduzidas dos livros, passando por cenas criadas ainda à semelhança dos clássicos até as criações puras nas quais eles aplicam a lógica e o olhar do palhaço às suas experiências e observações do cotidiano. Olhar para a vida com novos olhos os fez exercitar o senso crítico, o humor e principalmente, a delicadeza.

Locais confirmados para apresentações (gratuitas) do espetáculo:

Galpão dos Doutores da Alegria
Rua Alves Guimarães, 73 – Pinheiros – São Paulo
Data: 9 de novembro
Horário: 17h

Projeto Arrastão
Rua Dr. Joviano Pacheco de Aguirre, 255 – Campo Limpo – São Paulo
Data: 10 de novembro
Horário: 16h

CEU Campo Limpo
Av. Carlos Lacerda, 678 – Campo Limpo – São Paulo
Data: 14 de novembro
Horário: 15h

Teatro Humboldt – Interlagos
Av. Eng. Alberto Kuhlmann, 525 – Interlagos – São Paulo
Data: 24 e 25 de novembro
Horário: 16h

Centro Cultural São Paulo
Rua Vergueiro, 1.000 – Vergueiro – São Paulo
Data: 27 e 28 de novembro
Horário: 18h30

Obs.: a apresentação agendada para o dia 1 de dezembro na FECAP foi cancelada

<Voltar