Ano de 2006

Paola, paulistana, atriz, 35 anos, mãe de Gregório, 4 anos, sai para trabalhar no Hospital do Grajaú como palhaça dos Doutores da Alegria. Deixa seu filho sob os cuidados de Josefa.

Josefa, pernambucana, 29 anos, empregada doméstica, mãe de Roberson, 16, Matheus, 12, Judith, 10, e Malcom, 6, trabalha na casa de Paola. Deixa seus filhos sob o cuidado de sua vizinha Shaiane.

Shaiane, mineira, 23 anos. Desempregada. Atualmente, trabalha para Josefa, tomando conta dos seus filhos. Mas logo logo, vai ter que parar, pois vai dar a luz ao seu primeiro filho.

Dois anos depois…

2008

Paola, paulistana, 37 anos, atriz/palhaça, mãe de Gregório, 6 anos, sai para trabalhar no Hospital do Grajaú. É o seu terceiro ano como palhaça nesse hospital. Mas este ano ela não vai ficar lá. Pois como é de costume, nos Doutores da Alegria, todo ano a dupla que estava permanente troca de hospital e de dupla/parceiro/palhaço. Ela ficou dois anos consecutivos no Hospital do Grajaú… Amor? Acho que sim!

Ao sair de casa, deixa seu filho, Gregório, sob os cuidados de Josefa.

Josefa, 31 anos, empregada doméstica, mãe de Roberson, 18, Matheus, 14, Judith, 12, e Malcom, 8, trabalha na casa de Paola. Quando sai de casa deixa seus filhos sob os cuidados de sua vizinha Vitória. Sim, eu disse Vitória e não Shaiane.

Shaiane está há dois meses internada no Hospital do Grajaú, seu filho nasceu de 5 meses e teve um problema no cérebro por insuficiência de oxigênio ao nascer.

10h da manhã

Paola agora não é mais Paola, e sim Manela, ou melhor, Doutora Manela. Está com a sua parceira Dra. Emily. Elas agora são Doutoras da Alegria. Estão lavando as mãos no postinho de enfermagem na UTI do Hospital do Grajaú. Lá elas perguntam para as enfermeiras quais são os casos da semana, se teve uma nova internação, etc. As enfermeiras contam os casos e falam de um bebê recém-chegado. Tem 5 meses, tem um problema cerebral, sua mãe é muito simpática e se chama Shaiane.

———— FIM ————

A todos do Hospital do Grajaú o meu MUITO OBRIGADA! Foi uma alegria estar aí. Vocês são PESSOAS de VERDADE!

OBRIGADA SEMPRE! Às mães, aos filhos e a todos os funcionários que escolheram trabalhar neste lugar que é um HOSPITAL!

Beijos e queijos, MANELAAAAAAAAAAAAAAA!

…essa história é fictícia, mas sempre achei isso possível!

Dra. Manela (Paola Musatti)
Doutores da Alegria São Paulo