Demos uma “sumida” do hospital nesse final do mês de setembro… mas foi por uma boa causa! Todos os anos, os Doutores da Alegria se encontram com um mestre da palhaçaria mundial para aprofundar os conhecimentos besteirológicos.

Neste ano tivemos um encontro com o grande, ilmo, exmo, mestre, doutor, senhor, professor, orientador, inglês e é claro, palhaço: Norman Taylor! Norman se formou na escola de Jacques Lecoq (França) e se tornou professor de improvisação da escola Lassaâd (Bélgica). Ele viaja pelo mundo pra dar aulas e veio até São Paulo especialmente pra trabalhar conosco. Que honra!

Como todo grande mestre, Norman adaptou seu curso pra nós – brasileiros e palhaços – e com grande generosidade e técnica intensa, nos ajudou na observação e investigação do movimento humano, assim como no aperfeiçoamento do nosso jogo teatral. Ficamos dez dias trabalhando com ele e esperamos que o resultado desse encontro seja percebido por nossas crianças.

A pausa para a escuta

Também agora em setembro, antes do encontro com o mestre, tivemos um dia de “ouvidoria” no Hospital do Campo Limpo, como vocês podem ver abaixo.

A experiência de ouvidores das crianças, acompanhantes, profissionais de saúde e mais quem quisesse falar com a gente foi muito bacana! Fomos “todos ouvidos”.  Descobrimos , por exemplo, que o maior problema dos pacientes do hospital é mesmo o de bilhete único, pois a grande maioria das crianças repetiram a mesma coisa:

Eu quero ir embora pra minha casa!

Também ouvimos outras preciosidades nesse dia:

Eu tô preso no poste…  (criança com o soro no braço)

Tô com sede, fome e não quero tomar banho!

A enfermeira Shizuko tá brava hoje… (dito por um médico)

As grandes reivindicações:

Por que só existe descanso médico e não descanso pra enfermagem?

Queremos chuveiro quente!

E finalmente, alguém que viu o Dr. Charlito com aquelas pequenas orelhas apropriadas pro dia de trabalho:

Vai pro otorrino, palhaço!

E o Charlito respondeu:

Pra quê? Eu não to rino de nada! Tô levando isso tudo aqui muito a sério.

Dra. Juca Pinduca (Juliana Gontijo)
Dr. Charlito (Ronaldo Aguiar)
Hospital do Campo Limpo
setembro de 2011