É inevitável. Com muitos pais trabalhando em casa ou mesmo utilizando a Internet por lazer, as crianças começam a se interessar pelo assunto cada vez mais cedo.

E essa pode ser uma boa notícia, já que Internet significa acesso a informação, cultura e entretenimento do mundo todo.

Porém é importante, claro, que os pais tomem alguns cuidados para guiar os pequenos navegantes por todo esse conteúdo de forma segura, saudável e alegre! A sorte é que os principais desenvolvedores de serviços online também pensam nisso e vêm criando ferramentas bem bacanas voltadas para crianças.

O Google lançou o KidRex, um buscador seguro e divertido que lista a partir de palavras-chave páginas relacionadas a crianças e filtra o resultado das buscas, bloqueando conteúdo inadequado para os pequenos. A seção para pais tem uma lista boa de dicas para quem quer aumentar a segurança online da família (em inglês).

Já o Kideos é uma versão de sites populares de vídeo, como o Youtube e o Vimeo, apenas com vídeos infantis separados por faixas etárias, uma graça! Lá, você encontra desde clássicos para pais e filhos, como o ‘Charlie bit my finger’ e o coreaninho lindo que canta Hey Jude até conteúdo de programas infantis “da nossa época”!

A interface dos dois sites é toda bonitinha, como se tivesse sido desenhada por crianças.

Assim, além de se sentirem mais confortáveis para que as crianças naveguem a Internet, os pais podem se animar para fazer isso junto com elas, o que é sempre o melhor dos mundos!