. Empatia e a capacidade de ouvir o outro – Doutores da Alegria

Para melhor visualização do site, utilizar navegador Google Chrome.

Blog

Empatia e a capacidade de ouvir o outro

17 de junho de 2015
Tempo de leitura: 1 minutos

Doutores da Alegria

Comentario 2
Compartilhar 0

A prática da Medicina tem por motivação inicial a relação entre o médico e o paciente. Essa conexão envolve acolhimento, confiança e empatia.

No dicionário, empatia significa “a capacidade psicológica para sentir o que sentiria outra pessoa caso estivesse na mesma situação vivenciada por ela”. Neste caso, antipatia seria um distanciamento e indiferença do médico em relação ao paciente, e foco exclusivo na doença.

A Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (FCM – Unicamp) vem desenvolvendo um projeto de pesquisa que propõe a empatia para melhorar a relação médico-paciente, uma vez que se constatou que a maioria dos alunos do último ano não se sentia à vontade com seus pacientes.

“A faculdade dá conhecimento técnico, mas não ensina a ser médico, a lidar com pessoas, a essência da profissão”, conta o coordenador do projeto, Marco Antonio de Carvalho Filho, que notou uma tendência de perda da empatia durante o curso de graduação em Medicina.

O projeto caminha em direção a uma Medicina mais humanizada e abrange novas práticas em sala de aula: simulação de consultas com casos clínicos complexos, debates reflexivos e treinamento de habilidades interpessoais e de comunicação.

15133445

“O processo pedagógico é baseado no reforço positivo, não sendo raro os alunos se emocionarem durante a intervenção. Para alunos e professores, a atividade resgata a motivação inicial que os levou a escolher a profissão”, conta Carvalho Filho.

A proposta vai ao encontro dos esforços da ONG Doutores da Alegria. A faculdade propõe o ensino da empatia para seus jovens alunos, enquanto Doutores utiliza a arte para qualificar as relações nos hospitais. Ambos acreditam que a capacidade de ouvir o paciente é uma das peças chaves da empatia – assim, médico e palhaço se colocam a serviço do outro.

empatia
empatia

Mais de 500 alunos já passaram pelo projeto, que foi analisado pelo médico e pesquisador Marcelo Schweller em sua tese de doutorado. A pesquisa de Schweller, que envolveu diversas práticas, constatou que 94% dos estudantes acharam que a capacidade de ouvir o paciente estava melhor. 

E foi além: 91% acreditam que a capacidade de ouvir outra pessoa também está melhor…

0
0
votes
Article Rating


Categorias


Lá do arquivo

Receber notificação
Notificação de
guest
2 Comentários
Mais antigos
Mais recentes Mais votados
Inline Feedbacks
View all comments
Lucilene meneses
Lucilene meneses
8 a

Bom dia!
Sou uma pessoa comum, apaixonada e que admira demais o trabalho dos Doutores da Alegria, gostaria de um dia fazer parte desse projeto e levar alegria aos corações de quem mais precisa. No momento só posso ajudar como voluntária no que precisarem.

Esse é o meu contato
Lucilene Meneses
11 98554-0781

Ana Cristina
Ana Cristina
8 a

Quero parabenizar a todos por esse brilhante trabalho que vocês vem realizando.
O qual me lembra o filme Patch Adams, protagonizado por Robin Williams. Assisti esse filme quando fui capacitada para implantar o Programa Agentes Comunitários de Saúde em 1998 com uma proposta de mudança. Quando discente de enfermagem no estágio de pediatria, no Hospital da Lagoa/RJ, fizemos um trabalho parecido. E o resultado na melhora do paciente é indiscutível.

Existem 2 Comentários.