Tempo de leitura: 1 minuto(s)

O Hospital Santa Marcelina, situado na zona leste paulistana, promove neste sábado (22) uma importante campanha de prevenção do câncer de mama. O mutirão de saúde, aberto a toda a população, vai oferecer mamografias programadas, orientação e avaliação médica, palestras com especialistas e retorno de consultas.

O evento acontece no dia 22 de março, sábado, das 9h às 15h no Ambulatório Médico de Especialidades – AME Itaquera (Rua Santa Marcelina, 400 – Itaquera). Mais informações pelo telefone (11) 2070-6360 ou pelo site do hospital.

Enquanto sábado não chega, veja algumas dicas importantes que o pessoal do Santa Marcelina ofereceu sobre o câncer de mama:

Sintomas

- Nódulos ou tumor no seio, acompanhados ou não de dor.
- Alterações na pele que recobrem a mama, como abaulamentos, retrações (aspecto semelhante a uma casca de laranja).
- Nódulos palpáveis nas axilas.

Detecção precoce

Quanto mais cedo for feito o diagnóstico, maior a probabilidade de cura. O autoexame precisa ser feito duas vezes por ano após os 50 anos. Pra quem está no grupo de risco – por exemplo, quem tem parentes de primeiro grau que desenvolveram a doença -, o exame é recomendado a partir dos 35 anos.

Uma das formas de detectar os nódulos é o autoexame das mamas.

Autoexame das mamas

Em pé, em frente ao espelho, observe o bico dos seios, a superfície e o contorno das mamas. Levante os braços e observe se com o movimento do corpo aparecem alterações no contorno e superfície das mamas.

Deitada, apalpe a mama esquerda com a mão direita e vice-versa. Faça movimentos circulares suaves, apertando levemente com as pontas dos dedos e observe se há alterações.