. Primeiras abordagens – Doutores da Alegria

Para melhor visualização do site, utilizar navegador Google Chrome.

Blog

Primeiras abordagens

23 de julho de 2014
Tempo de leitura: 2 minutos

Doutores da Alegria

Comentario 5
Compartilhar 0

Entre as inúmeras perguntas que chegam pra gente diariamente, elencamos algumas básicas pra quem pensa em fazer visitas a crianças hospitalizadas. As dicas abaixo não substituem uma formação, são apenas um pontapé inicial do que acreditamos para que seja feito um trabalho ético e com qualidade, sempre respeitando quem está do outro lado.

doutores_da_alegria_48782

De todas, sem dúvida a mais importante é: não esqueça nunca de que você lidará com jovens. Uma parte está doente, mas a outra está saudável! Olhe sempre de igual para igual, e não com piedade ou dó, isso faz mal.

Se você tem dúvidas sobre maquiagem, consulte este link. E entre em contato conosco, se quiser: rede@doutoresdaalegria.org.br.

PRIMEIRA ABORDAGEM

Perguntas como “Tudo bem?” devem ser trocadas por “Como vocês estão hoje?”. Muitas crianças não estão bem em meio a um tratamento no hospital, e uma pergunta mal entendida pode dificultar o primeiro encontro.

DIAGNÓSTICO

Converse com a equipe de Enfermagem para saber se tem alguma situação em que o paciente esteja com uma aparência que possa assustar um leigo – por exemplo, um tumor muito grande no rosto. Isso é fundamental para que não fiquem sem saber o que fazer. Se não souberem lidar, não entrem no quarto.

JOVENS ACIMA DE TUDO

Não podemos, antes de qualquer coisa, nos esquecer de que eles são jovens! Uma parte está doente, mas a outra está saudável! Olhe sempre de igual para igual, e não com piedade ou dó, isso faz mal.

TROCA DE INFORMAÇÕES

As crianças de longa internação passam grande parte do tempo na brinquedoteca e aprendem muitas atividades manuais. Vocês podem trocar informações. O que eles podem ensinar para vocês?

CUIDADOS COM HIGIENE – ISOLAMENTO

Muitas crianças podem estar usando máscara, outras podem estar fracas e não podem ter contato com nenhum vírus ou bactéria. Por isso é muito importante respeitar os avisos nas portas, lavar as mãos antes e depois de sair de um quarto (sempre leve e use álcool gel).

4_13835983362812867503751

MÚSICAS, BRINCADEIRAS E HISTÓRIAS

É interessante levar um violão para cantar músicas que eles gostem de ouvir. Vocês podem fazer uma pesquisa antes, com a equipe do hospital e os acompanhantes, para saber o que as crianças gostam. Atenção sempre para o volume em determinados locais.

Outra ferramenta são livros para contar histórias. Proponha jogos que não exigem movimentação, caso as crianças estejam tomando medicação intravenosa ou não possam sair da cama. Um bom exemplo é jogo “Stop”.

TOMOU NOTA? :o)

5507966696_9929895fb3_z

0
0
votes
Article Rating


Categorias


Lá do arquivo

Receber notificação
Notificação de
guest
5 Comentários
Mais antigos
Mais recentes Mais votados
Inline Feedbacks
View all comments
Carla Heloisa Philippsen
Carla Heloisa Philippsen
9 a

Parabéns pelo vosso trabalho.
Gostaria de saber, se tem uma conta bancária para ajudar?
obrigada!

Fernando Capela
Fernando Capela
9 a

Os Doutores vão além de devolver a esperança através da alegria. Mostram que é possível humanizar os atendimentos nos cuidados com a saúde.

isis Eugênio
isis Eugênio
9 a

Olá acho essa atividade legal.

EDSON MARINHO
EDSON MARINHO
9 a

SOU ESTUDANTE DE ARTES CENICAS E FAÇO PARTE DE UM GRUPO DE TEATRO EM MINHA CIDADE(CAPÃO BONITO-INTERIOR S.PAULO)TEMOS MUITO INTERESSE EM COMEÇAR ESSE PROJETO DE DOUTORES DA ALEGRIA AQUI,PORTANTO TODA INFORMAÇÃO É BEM VINDA PARA QUE POSSAMOS INICIAR O MAIS BREVE POSSIVEL.OBRIGADO……

Existem 5 Comentários.