Notícias
 

Ciclo de palestras sobre o brincar e o riso na sede paulistana

Cartaz A4 - Opção 3-01Doutores da Alegria convida para um ciclo de palestras sobre o brincar e o riso, conceitos que permeiam as atividades da instituição.

As palestras serão conduzidas pelo psicólogo social e psicanalista José Moura Gonçalves Filho nos seguintes dias: 10, 17, 24 de maio e 7 de junho, das 19h30 às 21h30, na Rua Alves Guimarães, 73, em Pinheiros, São Paulo (próximo ao metrô Oscar Freire).

Na primeira noite, a conversa gira em torno de dois fenômenos que preparam toda e qualquer brincadeira: solidão compartilhada e hesitação. Na segunda noite, serão considerados os dois tempos da brincadeira: ilusão e alteração. Nos últimos dois encontros, a atenção estará no riso cômico, a partir da ideia de que a comicidade está nos automatismos humanos e de que o riso vem acusá-los e exorcizá-los.

O ciclo de palestras surgiu a partir de uma demanda interna: em janeiro, os colaboradores da ONG estiveram reunidos durante três dias, numa imersão coletiva, refletindo sobre a linguagem do palhaço, que é matéria-prima do trabalho dos Doutores da Alegria. Na ocasião, foi identificado que o tema merecia ser aprofundado e compartilhado com a sociedade. José Moura se debruça sobre o tema da humilhação social, atuou com educadoras populares e atualmente é assessor de psicólogas e militantes negras.

Os encontros são destinados ao público em geral e são gratuitos. Para participar, basta comparecer ao local, que possui 45 lugares e está sujeito à lotação.

10 de maio às 19h30
O brincar: solidão e loucura; hesitação.

17 de maio às 19h30
O brincar: ilusão e transição.

24 de maio às 19h30
O riso: o mecanismo e o metabolismo; a superação dos automatismos e o contato ou a comunicação com o outro.

7 de junho às 19h30
O riso: o sorriso e o rosto; o riso cômico e o ridículo.

Clique aqui para confirmar sua presença pelo evento no Facebook.

<Voltar