Sobre os
Doutores

26 anos de atuação no Brasil

Doutores da Alegria é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que utiliza a arte do palhaço para intervir junto a crianças, adolescentes e outros públicos em situação de vulnerabilidade e risco social em hospitais públicos e ambientes adversos. 

Fundada por Wellington Nogueira em 1991, a associação já realizou mais de um milhão e meio de visitas a crianças hospitalizadas, seus acompanhantes e profissionais de saúde. 

A partir das intervenções em hospitais, Doutores da Alegria amplia canais de diálogos reflexivos com a sociedade, compartilhando o conhecimento produzido através de formação, pesquisa, publicações e manifestações artísticas, contribuindo para a promoção da cultura e da saúde e inspirando políticas públicas. 

Em 2016 a associação se reposiciona institucionalmente a partir de uma nova governança e uma nova tarefa institucional, propondo a arte como mínimo social, ou seja, como uma das necessidades básicas para o desenvolvimento digno do ser humano, assim como alimentação, saúde, moradia e educação. 

O trabalho não é voluntário. É gratuito para os hospitais e para o público beneficiado, sendo mantido por doações de empresas e de pessoas.

foto23

Os nossos valores

Doutores da Alegria entende por “valores” o conjunto de princípios que, ao mesmo tempo que nos orienta e inspira, também nos diferencia.   

+ Arte e cultura como direito
+ Liberdade de expressão, cooperação e respeito à diversidade
+ Ética, transparência e coerência na ação
+ Arte, educação e pesquisa como caminho para estimular um novo olhar e impactar realidades
+ Busca pela simplicidade e excelência
+ Alegria é um estado que se constrói a partir do outro – afetar e ser afetado
+ Busca pela multidisciplinariedade entre cultura, saúde, educação e assistência social

conheca_img_011
conheca_img_021