escola_dos_doutores_12
escola_dos_doutores_2

O programa tem uma metodologia única com duração de três anos – os dois primeiros com aulas diárias e o terceiro ano opcional com encontros pontuais e acompanha­mento de projetos. A Escola dos Doutores da Alegria redimensiona expectativas e o entendimento da linguagem do palhaço através das várias frentes, como o circo e o teatro físico.

O curso tem por base a linha evolutiva do teatro no Ocidente, cujo recorte se dá a partir do Renascimento, e localiza a figura do palhaço artisticamente em toda a sua dimensão político/social, em paralelo com o desenvolvimento de habilidades.

Os elementos fundamentais da metodologia da Escola levam em conta a experiência que o Doutores da Alegria tem no hospital: o olhar, a escuta e a percepção de si e do outro são valores e princípios que regem a prática em sala de aula. A experiência, a repetição e o treino constantes são partes inerentes a essa metodologia, que tem a observação como fonte de inspiração.

As aulas compreendem o aprendizado de técnicas e linguagens artísticas, e criam a base para investigar com propriedade a máscara do palhaço, que aos poucos vai ganhando estofo, caráter e personalidade.

Disciplinas

Primeiro ano
Musicalização
História do Circo
Introdução ao Jogo

Corpo e Movimento
Técnicas Circenses
Máscara Neutra
Elaboração de Projetos I
Maquiagem e Figurino
Commedia Dell’Arte
Cultura Popular
Comédia Humana
Introdução a Linguagem do Palhaço

Literatura e Escrita

Segundo ano
Palhaço
Dança
Bobos em Shakespeare
Música

Jogo e Improviso
Corpo Cômico
Técnicas Circenses
Movimento e Improviso
Figurino
Leitura Dramática
Introdução à Mágica (mise-en-scène)
Elaboração de Projetos II